O Ministério da Saúde anunciou que os primeiros voluntários (profissionais da área da saúde) embaracação para o Haiti na próxima semana, quando o porta aviões italiano chegará ao país caribenho. O porta-aviões funcionará como hospital no Haiti e será comandado pela missão brasileira.
….
A primeira turma deve ser de profissionais que atuam em hospitais federais do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Dois dias antes do embarque, previsto para o dia 29, eles devem passar por um breve curso de instrução, e ficarão cerca de 30 dias a bordo do porta aviões, quando haverá troca de equipe.
….
Para compor a missão brasileira, serão enviados profissionais de saúde voluntários, uma equipe de civis brasileiros composta por cirurgiões, enfermeiras e anestesistas, entre outras especialidades. A expectativa é que o porta-aviões permaneça no Haiti por cerca de 9 meses.
…..
Os interessados em integrar a equipe de voluntários no Haiti devem enviar e-mail para:
missaodeajudahaiti@saude.gov.br. O interessado deve enviar seu nome completo, indicar a formação e instituição para a qual trabalha, apontar se possui alguma experiência em situações de desastres e informar tempo disponível.
….
Fonte: Ministério da Saúde