sábado, 23 de janeiro de 2010

AJUDEM

Não sou nenhum pouco fã dos Estados Unidos e nem de alguns estadunidenses. Mas o que mais vejo nesse momento de sofrimento para o povo Haitiano é inúmeras pessoas criticarem os filhos do tio Sam.




Será mesmo que eles querem policiar o abalado país, será mesmo que o interesse deles é lucrar (como fazem em muitos outros países) nesse lugar que hoje se encontra em muitas de suas partes destruído?

Seria ótimo para o povo Haitiano que esses mesmos países, políticos, imprensa e outros que criaram esse alarde (e desviaram o foco) pudessem contribuir com solados, alimentos e todos os tipos de ajuda que a população local está necessitando.



Mais importante do que qualquer crítica nesse momento é ajuda, e por pior que sejam, os E.U.A estão cooperando.


Primeiro grupo de voluntários chega ao Haiti dia 29

O Ministério da Saúde anunciou que os primeiros voluntários (profissionais da área da saúde) embaracação para o Haiti na próxima semana, quando o porta aviões italiano chegará ao país caribenho. O porta-aviões funcionará como hospital no Haiti e será comandado pela missão brasileira.

….

A primeira turma deve ser de profissionais que atuam em hospitais federais do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Dois dias antes do embarque, previsto para o dia 29, eles devem passar por um breve curso de instrução, e ficarão cerca de 30 dias a bordo do porta aviões, quando haverá troca de equipe.

….

Para compor a missão brasileira, serão enviados profissionais de saúde voluntários, uma equipe de civis brasileiros composta por cirurgiões, enfermeiras e anestesistas, entre outras especialidades. A expectativa é que o porta-aviões permaneça no Haiti por cerca de 9 meses.

…..

Os interessados em integrar a equipe de voluntários no Haiti devem enviar e-mail para:

missaodeajudahaiti@saude.gov.br. O interessado deve enviar seu nome completo, indicar a formação e instituição para a qual trabalha, apontar se possui alguma experiência em situações de desastres e informar tempo disponível.


….

Fonte: Ministério da Saúde