Porta da Esperança foi um grande programa de auditório promovido pelo SBT que perdurou por anos até meados dos anos 90. Nele pessoas de diversas localidades do Brasil faziam algum pedido ao apresentador Silvio Santos, após uma longa conversa para saber das necessidades de tal pessoa, as portas se abriam, e ali muitas vezes estava o pedido, desde meios técnicos para se trabalhar, carros, mobília entre outros, havia também às vezes em que ao abrir das portas o que se via era um vazio que frustrava os autores dos pedidos.
Passado alguns anos surge uma nova ‘’Porta de Esperança’’, o Sistema de Seleção Unificada (SISU), desta vez promovida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).
O ano de 2010 foi o pontapé inicial desse programa que beneficiará milhares de alunos de diversas territorialidades do Brasil. Para participar o aluno deve realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que é sempre feito no ano anterior ao período de inscrição. No primeiro ano de implantação foram ofertadas 47.000 vagas, neste ano de 2011 o número subiu para 83.125, representando um aumento significativo de 56,5%, para 2012 existe grande possibilidade desse número de vagas aumentar, pois a cada ano que passa, as instituições federais disponibilizam mais vagas ou aderem a tal programa.
FONTE: Vooz
O SISU proporciona ao aluno á escolha do seu curso preferido em todo território nacional, essa já seria uma grande vantagem, pois são muitos os casos de alunos que têm preferência de estudarem em outros estados mais por não terem a possibilidade de se locomoverem para realizar o vestibular muitas vezes vêem essa esperança morrer.
Outro ponto positivo é o fato de o aluno acompanhar a sua nota de corte, ou seja, se o aluno escolher um curso e a nota de corte for superior à que ele obteve no ENEM, esse mesmo pode retirar a sua inscrição da instituição escolhida e optar por outra universidade. Vale salientar também que caso o aluno não consiga uma vaga na primeira chamada, que ocorre entre os dias 16 e 20 de Janeiro, ele pode novamente realizar a sua inscrição nas instituições que ainda disponibilizarem de vagas no dia 1° de fevereiro, essa data é a prevista pelo MEC.
Outros pontos positivos é que as vagas ociosas tenderão a diminuir, pois com a possibilidade dos estudantes escolherem o seu curso em qualquer localidade e ainda acompanhar a nota de corte, os mesmos que não conseguirão na primeira chamada, irão optar na 2°, pelas instituições que ainda disponibilizam de vagas, além disso há ainda o fato de que o Governo estabeleceu programas para as instituições federais tais como Auxílio Moradia, Auxílio Alimentação e Auxílio Transporte para os estudantes que comprovarem ter dificuldades financeiras, é esse mais um grande incentivo para que alunos menos favorecidos economicamente possam se manter em tais instituições e cidades que não seja as suas de origem.
Além do SISU o aluno que realizou o ENEM 2010 pode ainda se inscrever no Programa Universidade para Todos (PROUNI), que irá distribuir também por todo o território nacional, bolsas parciais e totais em instituições particulares.
O ENEM de 2010 foi o que houve mais inscritos, chegando aos 4.611.441, número significativo se levarmos em conta as dificuldades que a Educação vem sofrendo no Brasil nos últimos anos.
Estudantes no Estado do Ceará
FONTE: Difusora Tauá
O novo velho ministro da educação, Fernando Haddad, que sofreu duras críticas por parte da imprensa de políticos da ‘esquerda’ pelas falhas encontradas no ENEM nos últimos anos, já prometeu que continuará com o sistema adotado nos dois últimos anos, há ainda a possibilidade de que a validade da prova seja estendida, passando de um para dois anos, proposta essa que ainda está sendo estudada.
A crítica que fica é que por mais que as portas estejam abertas nos dias atuais, alguns alunos que saem das escolas públicas encontram grandes dificuldades para realização da prova. As portas estão sim abertas, mas, no entanto os que detêm de uma melhor condição financeira para angariar estudos em escolas particulares, ainda saem na frente.
FONTE: www.sisu.mec.gov.br