terça-feira, 18 de janeiro de 2011

AS PORTAS DA ESPERANÇA ESTÃO ABERTAS

Porta da Esperança foi um grande programa de auditório promovido pelo SBT que perdurou por anos até meados dos anos 90. Nele pessoas de diversas localidades do Brasil faziam algum pedido ao apresentador Silvio Santos, após uma longa conversa para saber das necessidades de tal pessoa, as portas se abriam, e ali muitas vezes estava o pedido, desde meios técnicos para se trabalhar, carros, mobília entre outros, havia também às vezes em que ao abrir das portas o que se via era um vazio que frustrava os autores dos pedidos.
Passado alguns anos surge uma nova ‘’Porta de Esperança’’, o Sistema de Seleção Unificada (SISU), desta vez promovida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).
O ano de 2010 foi o pontapé inicial desse programa que beneficiará milhares de alunos de diversas territorialidades do Brasil. Para participar o aluno deve realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que é sempre feito no ano anterior ao período de inscrição. No primeiro ano de implantação foram ofertadas 47.000 vagas, neste ano de 2011 o número subiu para 83.125, representando um aumento significativo de 56,5%, para 2012 existe grande possibilidade desse número de vagas aumentar, pois a cada ano que passa, as instituições federais disponibilizam mais vagas ou aderem a tal programa.

                                                                                                                           FONTE: Vooz

O SISU proporciona ao aluno á escolha do seu curso preferido em todo território nacional, essa já seria uma grande vantagem, pois são muitos os casos de alunos que têm preferência de estudarem em outros estados mais por não terem a possibilidade de se locomoverem para realizar o vestibular muitas vezes vêem essa esperança morrer.
Outro ponto positivo é o fato de o aluno acompanhar a sua nota de corte, ou seja, se o aluno escolher um curso e a nota de corte for superior à que ele obteve no ENEM, esse mesmo pode retirar a sua inscrição da instituição escolhida e optar por outra universidade. Vale salientar também que caso o aluno não consiga uma vaga na primeira chamada, que ocorre entre os dias 16 e 20 de Janeiro, ele pode novamente realizar a sua inscrição nas instituições que ainda disponibilizarem de vagas no dia 1° de fevereiro, essa data é  a prevista pelo MEC.
Outros pontos positivos é que as vagas ociosas tenderão a diminuir, pois com a possibilidade dos estudantes escolherem o seu curso em qualquer localidade e ainda acompanhar a nota de corte, os mesmos que não conseguirão na primeira chamada, irão optar na 2°, pelas instituições que ainda disponibilizam de vagas, além disso há ainda o fato de que o Governo estabeleceu programas para as instituições federais tais como Auxílio Moradia, Auxílio Alimentação e Auxílio Transporte para os estudantes que comprovarem ter dificuldades financeiras, é esse mais um grande incentivo para que alunos menos favorecidos economicamente possam se manter em tais instituições e cidades que não seja as suas de origem.
Além do SISU o aluno que realizou o ENEM 2010 pode ainda se inscrever no Programa Universidade para Todos (PROUNI), que irá distribuir também por todo o território nacional, bolsas parciais e totais em instituições particulares.
O ENEM de 2010 foi o que houve mais inscritos, chegando aos 4.611.441, número significativo se levarmos em conta as dificuldades que a Educação vem sofrendo no Brasil nos últimos anos.
Estudantes no Estado do Ceará
                                                                      FONTE: Difusora Tauá
O novo velho ministro da educação, Fernando Haddad, que sofreu duras críticas por parte da imprensa de políticos da ‘esquerda’ pelas falhas encontradas no ENEM nos últimos anos, já prometeu que continuará com o sistema adotado nos dois últimos anos, há ainda a possibilidade de que a validade da prova seja estendida, passando de um para dois anos, proposta essa que ainda está sendo estudada.
A crítica que fica é que por mais que as portas estejam abertas nos dias atuais, alguns alunos que saem das escolas públicas encontram grandes dificuldades para realização da prova. As portas estão sim abertas, mas, no entanto os que detêm de uma melhor condição financeira para angariar estudos em escolas particulares, ainda saem na frente.


                www.globo.com

sábado, 15 de janeiro de 2011

ATRIBUIÇÃO DE AULAS 2011

PORTARIA DRHU Nº 06/2011 ESTABELECE CRONOGRAMA E DIRETRIZES PARA O PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO DE CLASSES E AULAS DO ANO LETIVO DE 2011
Estabelece cronograma e diretrizes para o processo de atribuição de classes e aulas do ano letivo de 2011 e dá providências correlatas.
O Diretor do Departamento de Recursos Humanos, tendo em vista a necessidade de estabelecer diretrizes, datas e prazos para o desenvolvimento do processo de atribuição de classes e aulas para o ano letivo de 2011, expede a presente Portaria:

Artigo 1º - A divulgação da classificação dos inscritos para o processo de atribuição de classes/aulas de 2011 (Internet) ocorrerá conforme segue:
I - Titulares de Cargo:
a) 18/01/2011 - divulgação da classificação;
b) 19 e 20/01/2011 - prazo para interposição de recursos;
c) 19 a 21 e 24/01/2011 - digitação das decisões sobre os recursos;
d) Até 26/01/2011 - divulgação da classificação final.

II - Ocupantes de função-atividade/candidatos a contratação:
a) 24/01/2011 - divulgação da classificação;
b) 26 e 27/01/2011 - prazo para interposição de recursos;
c) 27 a 28/01/201 - digitação das decisões sobre os recursos;
d) Até 1º/02/2011 - divulgação da classificação final após as 12 horas.

Artigo. 2º - Fica alterado o inciso IV do Comunicado DRHU – 41, de 28/12/2010, que trata da remoção dos Professores Educação Básica I e Professores Educação Básica II, no tocante à data limite para digitação, no sistema JATI, das opções de ampliação de jornada e carga suplementar de trabalho docente, que passa a ser 17/01/2011.

Artigo 3º - A atribuição de classes (Ciclo I/EF), aulas (EF/EM) e aulas das classes/salas de recurso e de Educação Especial (SAPE), na Etapa I, a docentes habilitados de que trata o § 1º do artigo 7º e o artigo 8º da Resolução SE Nº 77/2010, obedecerá ao seguinte cronograma:
I - dia 31/01/2011 - MANHÃ - Fase 1- na Unidade Escolar, aos titulares de cargo, para constituição de jornada;
II – dia 31/01/2011 - TARDE - Fase 2 - Diretoria de Ensino – aos titulares de cargo, não atendidos, parcial ou integralmente, em nível de Unidade Escolar, para:
a) Constituição de Jornada, na seguinte ordem:
a.1 - aos docentes não atendidos totalmente, na Fase 1;
a.2 - aos adidos e excedentes, em caráter obrigatório.
b) Composição de Jornada, na seguinte ordem:
b.1 - aos parcialmente atendidos na constituição;
b.2 - aos adidos, em caráter obrigatório e nesta ordem
III – dia 01/02/2011 - MANHÃ - Fase 1 - Unidade Escolar – aos titulares de cargo para:
a) Ampliação de Jornada;
b) Carga Suplementar de Trabalho
IV – dia 01/02/2011 – TARDE - Fase 2 - Diretoria de Ensino -aos titulares de cargo não atendidos na Unidade Escolar, para Carga Suplementar de Trabalho Docente.
V – dia 02/02/2011 – MANHÃ - Fase 2 - Diretoria de Ensino - aos titulares de cargo para designações nos termos do artigo 22 da Lei Complementar Nº 444/1985.

Artigo 4º - A atribuição de classes (Ciclo I/EF), de aulas (EF/EM) e de aulas das classes/salas de recurso e de Educação Especial (SAPE), na Etapa I, a docentes e candidatos à contratação habilitados conforme trata o § 1º do artigo 7º e o artigo 8º da Resolução SE Nº 77/2010, será efetuada acordo com o cronograma definido pela respectiva Diretoria de Ensino, conforme sua especificidade, devendo ser amplamente divulgado e obedecendo à seguinte ordem:
I) Fase 1 – Unidade Escolar - de carga horária aos docentes ocupantes de função-atividade, para na seguinte conformidade:
a) declarados estáveis nos termos da Constituição Federal de 1988;
b) celetistas.
c) ocupantes de função-atividade, a que se referem os §2º do artigo 2º da Lei Complementar Nº 1010/2007;
II) Fase 2 – Diretoria de Ensino - de carga horária aos docentes ocupantes de função-atividade, na seguinte conformidade:
a) declarados estáveis nos termos da Constituição Federal de 1988;
b) celetistas.
c) ocupantes de função-atividade, a que se referem os § 2º do artigo 2º da Lei Complementar Nº 1010/2007;
III) Fase 1 – Unidade Escolar - atribuição da carga horária aos docentes ocupantes de função-atividade, abrangidos pelo parágrafo único do artigo 25 da Lei Complementar Nº 1093/2009, com sede de controle de frequência na unidade escolar e que comprovem, efetivo exercício, no ano anterior, por pelo menos 90 (noventa) dias, na função;
IV) Fase 2 – Diretoria de Ensino – para atribuição da carga horária na seguinte conformidade:
a) docentes ocupantes de função-atividade, abrangidos pelo parágrafo único do artigo 25 da Lei Complementar Nº 1093/2009, não atendidos na unidade escolar;
b) candidatos à contratação.

Artigo 5º - A atribuição de classes e aulas na Etapa II aos docentes de que tratam os incisos do artigo 7º e o § 1º do artigo 8º da Resolução SE Nº 77/2010 (qualificados), se processará na seguinte conformidade:
I – 07/02/2011 – Unidade Escolar – MANHÃ- Fase 1 – aos docentes na unidade escolar na seguinte ordem:
a) Efetivos;
b) Declarados estáveis pela Constituição Federal de 1988;
c) Celetistas;
d) Abrangidos pelos § 2º do artigo 2º da LC. 1010/2007;
e) Abrigados pelo parágrafo único do artigo 25 da Lei Complementar Nº 1093/2009, com aulas atribuídas na respectiva unidade escolar ou com sede de controle de frequência na unidade escolar e que comprovem, efetivo exercício, no ano anterior, por pelo menos 90 (noventa) dias, na função;
f) Candidatos à docência que constam com aulas atribuídas na respectiva unidade escolar.
II - 07/02/2010 – Diretoria de Ensino – TARDE - Fase 2 – observada a sequência:
a) Os docentes de que trata o inciso anterior, não atendidos totalmente nas unidades escolares, observada a mesma ordem;
b) Candidatos à contratação.

Artigo 6º - A atribuição de classes e aulas de acordo com o cronograma definido conforme os artigos anteriores, envolvendo os docentes não efetivos e os candidatos à contração, abrange apenas aos que alcançaram os índices mínimos fixados em legislação específica para a prova do processo seletivo simplificado.

Parágrafo único – A atribuição de classes ou aulas aos docentes e candidatos que não alcançaram os índices fixados somente poderá ocorrer durante o ano letivo, nas aulas do ensino regular e depois de esgotadas todas as possibilidades de atribuição aos demais docentes e candidatos devidamente inscritos e/ou cadastrados.

Artigo 7º - O candidato à contratação que se declarou portador de deficiência deve apresentar o laudo comprobatório expedido pela autoridade competente até o dia 21/01/2011, devendo a respectiva Diretoria de Ensino proceder à correspondente digitação na mesma data.
§1º - Caso não haja a confirmação da deficiência no prazo estipulado, o candidato concorrerá à atribuição segundo sua classificação na lista geral.
§ 2º - Confirmada a deficiência, a atribuição de classes ou aulas, no processo inicial, far-se-á com observância às faixas de habilitação e de qualificação docentes, por campo de atuação e/ou por disciplina, na seguinte conformidade:
I - a cada 10 (dez) docentes/candidatos, com classe/aulas atribuídas, pela listagem geral de classificação, será acionada a listagem especial dos portadores de deficiência, para se atribuir classe/aulas ao mais bem classificado;
II - o docente/candidato portador de deficiência, dependendo de pontuação elevada que possua, poderá ser atendido antes pela listagem geral dos inscritos, do que pela listagem especial;
III - em qualquer caso, o portador de deficiência somente poderá participar da atribuição uma única vez, por campo de atuação, por disciplina e por faixa de habilitação/qualificação.
Artigo 8º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.


Boa sorte a todos.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

OS CINCO MACACOS

O período de férias escolares que, aliás, é enorme, nos traz diversas surpresas. A começar pela dificuldade encontrada por algumas pessoas mais críticas de encontrar alguém que ouça seus pensamentos e discuta-o com o mesmo.
Já faz algum tempo que abracei a idéia de um amigo, de que tudo e todos são passiveis de debates e discussões, é através dessas conversas que expandimos nossas visões e pensamentos. Lembro-me que em Maio de 2010 estive na cidade de Goiânia e no terceiro dia em que dois amigos e eu estávamos na cidade, resolvemos encontrar uma amiga que eu havia conhecido pela internet. Ao chegar ao local em que marcamos de nos encontrar, ela nos viu degustando de algumas bebidas e petiscos, um amigo perguntou á ela, de imediato, se ela aceitava alguma bebida ou lanche, a resposta dela foi a seguinte: Quero apenas uma boa conversa.
Realmente foram algumas horas de diversas visões, pensamentos e aprendizagem de todos os quatro que ali se encontravam.
Pois bem, nessas férias de 2010 para 2011 tive a experiência de fazer algumas provocações com alguns amigos, e o que vi foi que é cada vez mais raro encontrar pessoas interessadas no saber, no novo, em mudanças ou apenas discutir o mundo que vivemos. Grande parte dessas pessoas são aficcionadas pela Internet, Televisão e outros meios que não trazem ou aguçam nessas a curiosidade e interesse de fazê-las perceber o que está ao seu redor ou em que mundo vivem, lembro do conto dos ‘‘5 MACACOS’’.
Passando por cima dessas dificuldades de encontrar alguém interessado em discutir pensamentos ou pensar pensamentos, é necessário estarmos ligados a todo o momento e em tudo, pois tudo ao nosso redor, o visível e o não visível, o mundo real ou virtual entre outros, serve de base para nossos estudos, nossos futuros e nosso prazer de crescer e conhecer.

OS 5 MACACOS
Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa sala de testes. Bem ao centro, havia uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, um jato de água fria era acionado em cima dos que estavam no chão.


Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o pegavam e enchiam de pancada. Com mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.
Então os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada.
Um segundo macaco veterano foi substituído e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo na surra ao novato.
Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu.
Um quarto, e afinal o último dos veteranos, foi substituído.
Os cientistas, então, ficaram com um grupo de cinco macacos que mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas. Se possível fosse perguntar a algum deles porque eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria:
- "Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui".



Discuta, critique, ouça e participe. Por mais que o ‘copiar’ hoje seja moda, á criatividade e vontade de conhecer, ainda são belos motivos para que a vida não se torne monótona, saber e querer saber é o melhor meio e o melhor caminho para quem realmente deseja mudar alguma coisa, a começar pela sua própria vida.

AS CHUVAS QUE SERVEM DE ALIMENTO PARA IMPRENSA

Com a expansão dos diversos meios de comunicação nos últimos decênios, já está virando rotina nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, vermos além de noticias e interpretações diferentes dos fatos, um sensacionalismo às vezes exagerado por parte da imprensa em relação as chuvas e suas consequencias.
As críticas vão desde a falta de comprometimento no restante do ano dos políticos para com a sociedade, até mesmo culpar a própria sociedade pelas tragédias acontecidas. Alguns meios inclusive abraçam a idéia de que ao jogar lixo na rua, bueiros entre outros é a maior causa de tais tragédias. Pois bem, com os mesmos meios informacionais disponíveis podemos ter acesso das ocorrências de chuvas que acontecem nos grandes centros, dados inclusive como as normais climatológicas que medem a pluviosidade e temperatura anual com base em dados que são obtidos ao longo de trinta anos, no Brasil atualmente estamos coletando dados para termos a terceira normal climatológica, sendo a primeira entre os anos 1931 e 1960, a segunda entre os anos 1961 e 1990 e a atual que ainda está em andamento, ou seja, entre os anos 1991 e 2020.
Normal climatológica: 1961 - 1990
                                                                                    FONTE: Emerson Galvani

O caso mais recente foi a tragédia que ocorreu na região serrana do Rio de Janeiro. A todo o momento vemos á imprensa escolher diversos culpados, mas são poucos os meios que realmente divulgam que toda essa precipitação para essa época do ano é normal, ainda mais por se tratar de uma região serrana, são poucas também as soluções apresentadas por esses meios.
Deslizamento em Teresópolis 
                                                                                                                  FONTE: UOL

A mTa que traz grande quantidade de água do mar, ao se chocar com altitudes mais elevadas sofre o resfriamento adiabático, ou seja, ao resfriar, essa massa que traz grande quantidade de água ira ter capacidade menor de conter a precipitação, que inevitavelmente ira cair, faz parte do ciclo da água e da época do ano.
O que realmente tem de ser dito é que os detentores do poder, tem sim que planejar não só a retirada de pessoas que moram em locais de risco, mas acima de tudo, dar á essas pessoas moradias dignas em locais apropriados, das á essas pessoas uma boa educação para que as mesmas, não sejam taxadas de culpadas após diversas tragédias. Não se pode cobrar educação ambiental de algumas pessoas, quando as mesmas e muitas vezes, se quer tiveram a oportunidade de ter um ensino básico. Deve-se ainda, investir em planejamento, e nessa área inclusive entra o Geógrafo. Quanto às autoridades, como o Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que vem aos meios de comunicação antes de tudo para se promover, diz que daqui a 20 anos as enchentes de hoje serão evitadas, ele não leva em consideração que daqui a 20 anos o espaço não será o mesmo, os objetos não serão os mesmos e a população também não será  a mesma de hoje, é certo que haverá um crescimento em todos os setores.
Cabe o papel de dar a essas pessoas não apenas esperança como o seu projeto para daqui a 20 anos, cabe a ele começar um trabalho, que sim, será longo, mas que continue nas próximas administrações, que é o investimento em locais apropriados para moradias, uma melhor educação, saneamento básico igual para todos e o mais importante, pensar antes de tudo nas vidas que correm riscos de morte por estarem em locais inapropriados para que assim a imprensa não se alimente de tragédia.